Isso devido a um fenômeno importante, que já vem se apresentando nos EUA há mto tempo.. A baixa dos preços dos produtos de informática. Quanto à logística mercadológica da coisa, não vale a pena perder tempo filosofando. Baixou preço, baixou. Não só por aqui. A diferença é que aqui as pessoas estão ganhando mais e a internet se tornou um meio de comunicação muito importante. Quem não viu as classes B/C/D/E invadirem a internet, principalmente o orkut? Hoje em dia camera digital todo mundo tem, e se não têm o celular serve. E vão lá tirar fotinhos pra por no orkut.
Agora o que me surpreende é o seguinte: comprei ano passado um laptop -- um AMD Turion 64 x2 1.6ghz (dois nucleos) 1gb ram + 160gb hdd. Simplesmente, uma maquina muito mais potente do que a que eu tinha antes (um reles Pentium 4 2.4ghz com 512 ou 1gb de RAM nem lembro mais). No entanto, conforme o tempo passou, notei alguns problemas e com menos de 1 ano o laptop começou a me deixar na mão. Tive problemas técnicos e não pude recorrer à garantia pois havai comprado-o fora do país (e a picareta-mor da HEWLETT-PACKARD não cobre garantia mundial). Ou seja, não recomendo HP ("o barato sai caro" ou "bonitinho mas ordinário" -- both suit perfectly this case).
A partir daí me defrontei com um ônus violento -- gastei 700 reais para consertar o laptop, E: na epoca isso significava 350 dolares, E: gastei com o LAPTOP EM SI 700 dolares, E: isso significa que gastei 50% do valor dele para conserta-lo por aqui, E: ele estava na garantia extendida nos EUA, que só servia na condição que eu residisse lá (pois precisavam remeter de volta para um endereço) e também demorava PELO MENOS 30 dias para consertar o laptop. Ou seja, não me serviu de nada. Custo final do laptop: 1050 USD "plus tax".
Agora vejamos como me saí dessa... Quem me conhece sabe que sou uma pessoa de princípios coerentes. Não volto atrás de minhas decisões. Eu resolvi tomar dois princípios a partir daquele momento:
1) quero um laptop PEQUENO, abrindo mão de fatores como RAM, HDD, CD-ROM e CPU
2) quero um laptop confiável mas que NÃO ESQUENTE (fonte de 99,995% dos problemas de laptops)
E simplesmente eis que me surge a solução a tempo da minha última viagem ao exterior: os UMPCs!!
Para quem não sabe, UMPC é a sigla para Ultra Mobile Personal Computer. É um "subnotebook", palavra que não gosto. Prefiro o eufemismo dos "netbooks". Quando comentei para minha mãe, uma pessoa completamente ignorante a respeito do assunto (não adianta, eu sempre tenho essa mania, esse sacerdócio de querer levar a luz para combater a ignorância das pessoas, mas...), ela refutou a idéia dizendo "para que tu queres comprar um laptop menos potente que o teu?". Parece que não fazia sentido para ela. Agora para mim fazia MUITO sentido! Resolvi fazer o que É DE CONSENSO QUE SE DEVE FAZER ao comprar um laptop novo: fazer uma lista do que VOCE FAZ NO COMPUTADOR.
O que eu atualmente faço (como estudante de medicina E estando no internato E *muito importante* pretendendo comprar um videogame de nova geração -- leia-se PS2 pois não tenho tempo *** para comprar um PS3) no meu laptop ou computador que justifique eu ter um laptop de ultima geração?
1. Jogo? Não. Para isso vou comprar um videogame. E depois uma televisão LCD, quando tiver TEMPO.
2. Edito graficos tridimensionais de alta complexidade? Não. E quando resolver fazer isso, primeiro entrarei num curso de design e modelamento de imagens, processamento de texturas e reconstrução tridimensional, CAD, etc, e aí comprarei ou alugarei uma quota de processamento num cluster SGI de última geração para simular bombas atômicas explodindo no planeta B-612 e matando a rosa egoísta do pequeno príncipe.
3. Edito textos? Sim. Para isso preciso de uma tela razoável, digamos que acima de 9" mas menor que 14" para não se tornar grande. Isso também limita quanto à questão de esquentar, já que eu gosto de digitar textos com o laptop no colo eventualmente, e também implica na questão de durabilidade da bateria -- logo, tem que ter um processador que consuma pouco *atom* e esquente pouco *atom*, e que mesmo assim seja suficiente para rodar um sistema operacional atual, no mínimo um linux ou windows xp *atom*. E o teclado não pode ser muito pequeno. Mas sou flexivel quanto a isso.
4. Vejo vídeos? Sim. Logo, a placa de vídeo não pode ser ultra-lixona, e tem que ter pelo menos 64mb de vídeo para rodar coisas básicas em 3D. Não coisas avançadas mas um opengl basico e um direct3d tem que ser suportado. Youtube só rola em pelo menos 32mb de ram para o video...
5. Conectividade: wireless, bluetooth e placa de rede. Isso realmente é importante. Digamos que o carro chefe dos próximos anos é a grande rede. Internet é o que move hoje em dia a informática. Há uns 5 anos atrás não se passava mais de 10% do tempo na frente do laptop conectado à rede. Hoje em dia se passa 90% do tempo conectado ou realizando alguma tarefa que tenha relação direta ou indireta com a internet. Ou seja... No futuro, passaremos 100% do tempo em "presença online" (seja com laptops, computadores, palmtops, umpcs, celulares, carros, eletrodomesticos ou até casas informatizadas), e isso é questão de 10-15 anos. Então é um passo bastante importante para um desses bixinhos ser otimizados para estar sempre conectados. Uma porta USB pode se transformar em um modem 3G e me conectar a internet eventualmente!
Por fim tinha algumas coisas meio opcionais como armazenamento, pois poderia comprar um HD externo e quanto a placa de video, eu já havia decidido comprar um play 2 (que de facto comprei ;) e não me arrependo). Foi então que comecei a namorar os UMPCs, começando pelo primeiro deles que foi o ASUS EEEPC (da série 700 ainda, que tinha uma tela minúscula de 7", que evoluiu depois para 9" na série 900 e atualmente tem uma série com 10"). Não vou comentar quanto aos ASUS High End com 12" que seria digamos "o ideal", mas bem fora do orçamento.. chegam a custar 10 vezes mais do que o meu atual laptop custou! Vejam isso...

No entanto, a série 1000 era cara (praticamente o custo de um laptop normal não compensando o custo-benefício e só justificando a tela pequena), e a série 900 ainda tinha o problema da série anterior: o teclado. Foi então que saíram logo em seguida os UMPCs concorrentes: ACER ASPIRE ONE, MSI WIND Notebook, um UMPC da HP (que a minha coerência me impediu de considerar, mesmo sendo muito bonitinho -- apenas para confirmar a frase já citada antes "bonitinho mas ordinário"). Após eu já ter decidido, apareceu a DELL com um UMPC mas nem considerei pois ainda não estava muito bem no mercado e certamente teria dificuldades de encontrar ou só seria possível via internet. Esses umpcs apareceram para vender em inúmeras lojas online, inclusive na bestbuy, onde eu pude acompanhar os preços.
A configuração de todos os UMPCs era bem parecida, diferenciando apenas na quantidade de RAM e na presença ou não de HD SSD (em geral bem pequenos, mas com a vantagem de consumir menos energia e de serem mais resistentes ao "tranco"). Basicamente eram Atom's ou Celeron's com 1GB RAM, 8GB/10GB/12GB/20GB SSD ou 80GB ou 120GB de HDD, telas de 7"/8.9" ou 10", todos sem drive de CD-ROM mas com webcam.
No entanto, os UMPCs se tornaram um problema em algumas lojas, e acabaram sendo "sacaneados". A BestBuy foi uma dessas lojas que sacaneou os UMPCs. Eles simplesmente descontinuaram a venda nas lojas, e quando vc ia atrás deles estava SEMPRE ESGOTADO ou "Sorry, but we don't carry this model at this store". Well, dava vontade
Então estava quase desistindo e comprando um APPLE (que iria estourar meu orçamento, e iria impedir meu pai de comprar outros dois laptops -- um para ele, já que eu forcei ele a vender o HP dele antes que desse problema também, e outro para o meu irmão). Não que realmente estouraasse nosso orçamento, e que não acabássemos comprando mesmo assim um macbook para cada, mas é um baita risco passar com 3 mil dólares na alfândega, sendo que só de taxa teríamos que pagar 2 mil... Fora as outras coisas que compramos... E digamos que minha maior desculpa foi "estão para lançar macbooks novos" :P Quando eu tiver TEMPO sobrando, eu compro um macbook.
Mas se é para comprar Apple, compremos em nova iorque na loja da 5a avenida, bem luxuosos. Então bem fomos para Nova Iorque, com isso em mente. Chegando lá, dei uma googleada, só por descargo de consciência, atrás do MSI WIND que era minha 1a opção na época -- sendo que não encontrava em loja nenhuma! E não é que encontro em uma tal de J&R bem ao sul de Manhattan, próximo ao City Hall? Veja bem... 470 USD! Tá bom o preço, considerando que vendi o meu laptop usado por 1000 USD. E bem menos que o macbook, que em geral "pelado" custa 1100 USD, mais tax (fecha em uns 1210 USD). Então me alegrei, pois eles também tinham o ASPIRE ONE para vender por lá... então se fosse o caso ainda podia economizar mais uns 100 dolares e comprar o Aspire One.
Chegando lá, me grudei no MSI Wind, compramos mais dois Aspire One, um play 2, 1 hd externo, 1 nintendo DS, e mais umas outras coisas, e saímos bem felizes e satisfeitos. Falidos, mas satisfeitos.
Após um mês de uso intenso do laptop, só posso dizer uma coisa: estou PLENAMENTE SATISFEITO. Ele realiza 100% do que é proposto, tem um desempenho impressionante (não perde nada para o meu antigo laptop), roda o Windows XP tranquilamente, Firefox, videos do Youtube, filmes DivX, emuladores, Quake 3 arena... Linux então, parece uqe foi feito para ele. Eu sou viciado no recurso do Compiz chamado "exposé" que é uma imitação do exposé do MacOS... Então estou ultimamente praticamente só usando o Linux. E de fato estou beeem satisfeito. Não trava, funciona legal, tem todos programas que eu uso...
Digamos que a única coisa que deixei de fazer desde que troquei de laptop foi jogar Mu Online.. só que cá entre nós: bem que eu fiz. Era um viciozinho nojento, chato, perdia tempo pra caralho.. E já estava achando que não conseguiria largar de mão. Brincadeira. É bem legal, mas consome tempo. E é algo que eu não tenho hj em dia para desperdiçar. Então quem sabe quando eu comprar um desktop mais potente eu não comece a jogar no Mu Global? Nossa.. hehehe..
Ah sim, eu fiquei ainda com essa pendência: irei comprar ainda um desktop porrada, quad core (tá ficando barato, tem quad core por R$ 1600,00) com monitor 22" (já achei uns por R$ 480,00). Aí eu começo a me arriscar a brincar de jogar joguinhos de última geração :P Com uma Geforce 9600..
A respeito da Geforce 9600.. Digamos que o resumo dessa história toda é: se não é para comprar um laptop Centrino 2, com uma Geforce 9600, então compre um bottom line. Ele vai estragar assim como os potentes, mas a diferença é que o prejuízo vai ser menor. E isso vale para qualquer sinistro. Quanto mais potente o laptop, mais rápido ele vai pro saco -- laptops potentes são menos eficientes pois esquentam muito. Se esquenta, dá pau (dessolda, amolece, aquece, queima, dilata-contrai-deforma, enfim).
Agora pensem comigo: se o meu laptop quase não esquenta (o Atom dissipa 2W se não me engano ou próximo disso), se eu não o utilizo para tarefas que consomem muito o CPU/GPU, se eu não o carrego para lá e para cá toda hora... A tendência é que dure mais do que o meu HP (e olhe bem... a vendedora que me vendeu na BESTBUY nos EUA me garantiu que era melhor que um Acer que eu estava para comprar na epoca..) O que posso esperar dele?
Que realmente cumpra o esperado! E que dure pelo menos uns 2 anos, até eu viajar pra fora e comprar meu novo macbook huahuahaua... Ou um UMPC mais rapido.
Satisfeito! :)
*** lembrem-se sempre que TEMPO é DINHEIRO :P
