sábado, 1 de maio de 2010

Mudando nossa concepção de mundo


Há alguns meses atrás, conversando com uma pessoa que não lembro exatamente quem era, me deparei com uma informação chocante, a qual ainda não havia pesquisado sobre. Isso de certa forma mudou completamente a idéia que eu tinha sobre determinado assunto, e certamente mudará a sua, visto que não foi uma grande novidade muito menos algo que foi largamente noticiado. E claro, nos livros as coisas continuam "pretty much the same".
O fato é o seguinte (prepare-se): todas as obras primas gregas e romanas eram coloridas (pintadas) e não, originalmente, apenas um tedioso marmore branco. Viu! Eu falei que o seu mundo iria cair. Eu a principio nao acreditei, achei que fosse uma teoria herege, alguém querendo mudar minha concepção de parthenon e da arquitetura grega e romana. Mas sim, é um fato. Luzes ultravioletas e raios-x não mentem.
Sim, assim era o Parthenon, com sua fachada original pintada, a qual foi roubada pelos ingleses (e se encontra no museu britânico). Isso é algo que realmente muda nossa concepção sobre a grécia antiga. Eles não apenas eram geniais na escultura, matemática, filosofia, literatura, (música?), medicina, magia, macumba, mas também na pintura. Naquela época, se você nascia na europa, você queria é ser grego. Viver aventuras, epopéias homéricas, ser um herói e lutar contra monstros mitológicos, e quando voltar para casa, ir para seu parthenon pessoal - só que dessa vez em cores!
Hoje em dia, grande parte dessa história é contada de forma breve em toda escola de 1o e 2o grau. A humanidade está mais preocupada em relembrar as coisas ruins e recentes (1a, 2a guerra mundial, crise de 29, revoluções e golpes militares, ditaduras, guerra fria, etc) do que estudar a fundo e com a riqueza de detalhes merecida o que essa cultura deixou de herança para nós. É fascinante.
Muito se aprende olhando para trás. E se você achava que seus choques a respeito da história acabavam por aqui, veja este outro artigo e quebre o que restou do seu queixo. É amigo, se você achava que os blocos de "pedra" das pirâmides foram transportados através do deserto por discos voadores ou por gigantes/golems/pessoas de 5 metros de altura ou monstros dinossáuricos, você está enganado. Mamutes na época já estavam extintos. Então só restavam os elefantes africanos -- mas pasmem, no Egito não havia elefantes. Então sim, eles foram construídos lá mesmo, e además, provavelmente no local em que eles se encontram hoje em dia. Não passava de blocos de concreto. Mesmo assim, não podemos tirar o mérito de obras tão bem feitas, as quais são as únicas restantes das 7 maravilhas do mundo antigo. Questiono-me se o Empire State Building, Cristo Redentor ou Torre Eiffel terão a mesma sorte...



Para finalizar, gostaria de acrescentar mais dois cents. Sei que você pode estar meio atordoado frente essas notícias, que com certeza mudou tudo o que você sabia sobre a antiguidade. Temos dogmas tão consolidados e crendices tão acreditadas sobre o nosso próprio passado, que eventualmente não passamos de meros ignorantes que ao olhar ou ler algo apenas acreditamos, por mais absurdo que possa parecer. "uma estátua em preto e branco? alias, uma não CENTENAS? aff..." ou até mesmo "esses MILHARES de blocos de MUITAS TONELADAS transportados por milhares de km para construir uma PIRÂMIDE???" Isso não faz sentido. E seguindo a analogia, deixo para vocês, inspirado nos questionamentos a Stephen Hawking: "Sozinhos no universo, com bilhões de galáxias com cada uma com bilhões de estrelas, que na pior hipótese contém pelo menos 1 planetinha mixuruco -- informação a qual eu imagino ser uma média de 8 a 9, já que o sol não passa de uma estrela mediana - é uma informação ridícula". Então amigo, aceite os ETs, eles existem. Agora, que vieram de tão longe APENAS para construir pirâmides e abduzir pessoas... sério... Isso sim não passa de paranóia.

Ah sim! Assistam amanhã "O Universo de Stephen Hawking", dia 2 de maio às 21h no Discovery Channel. Certamente teremos coisas interessantes a aprender com o Eistein do momento! :)))

(Não sei se alguém aí pensa que eu sou meio maluco a respeito de filosofar sobre esses assuntos.. Mas sinceramente... Sou uma pessoa extremamente curiosa, e fascinada por vários assuntos dentre os quais astronomia e biologia. Pensar sobre vida extraterrestre para mim é algo óbvio. Se para você isso parece bobagem, reflita sobre acontecimentos de menos de 1000 anos atrás: Terra girando ao redor do sol? Existência de outros planetas? O mundo ser redondo? Tudo isso parecia loucura, heresias, há menos de 1000 anos... O que nos aguarda nos próximos 1000 certamente são as nossas "loucuras" dos dias de hoje.)