Quando compramos algo sempre esperamos que não dê problemas.. "Afinal, porque eu?", pensamos. De fato, numa realidade hipotética, as coisas deveriam nunca estragar. Agora aconteceu um fato esses dias que me deixou bastante indignado.
Ano passado em meados de Julho-Agosto, comprei um laptop HP Pavilion DV2000 (mais especificamente 2415nr), um Turion 64 x2 1.8ghz + 1GB + 160GB + DVDRW + 14.1". De fato, um laptop "top" e de uma marca mediana (não é um sony, apple ou asus, mas também não é um ACER ou CCE..). Fui desencorajado a comprar um Acer Dual-Core para comprar esse HP. Paguei USD$749 +7% tax.
Tudo ótimo, tudo perfeito. Fim do ano, devido ao excepcional desempenho e a ausencia de problemas, encorajei meu pai a adquirir um HP Pavilion DV6000 com configuracao similar ao meu, em Rivera. Ok, tudo otimo, tudo beleza.
Então agora em meados de Maio desse ano (veja bem, não fez 10 meses de uso) meu laptop "ist kaputt".
Comecou que ele não ligava. Aí raciocinei, imaginei ser a bateria, RAM, HD, LCD. Problemas em laptops em geral são bem complicados e de prognóstico sombrio. Isso porque são maquinas PEQUENAS, com muitos problemas de AQUECIMENTO e muito DELICADAS. Levei à assistência técnica no dia seguinte, uma vez que não via outra solução. Ficar sem computador era fora de cogitação para mim...
Então eis que veio a resposta: problema no BGA. Ao menos era o que o técnico apostava.. Isso porque? Segundo ele, um problema de série afetou esse meu laptop e muitos outros estavam chegando ali com o mesmo problema. Até aí tudo bem, mas a coisa começou a ficar feia, a partir dessas palavrinhas: solda, placa mãe, 650 reais. E o pior: 10% de chance de não dar certo e aí ter que pagar 1200 pela placa mãe nova.
Aiaiai! Um EEEPC custa R$950,00-1100,00!! Mas não chega nem perto do meu laptop, alem do display ser incomodamente pequeno... Já me desencorajaram como 1o computador, talvez como um "palm melhorado", detalhe que já tenho PALM então o que faria com ele...
Bom, o que me restou de imediato foi esperar um pouco para poder pensar melhor na situação. A primeira coisa que fiz foi conversar com meu pai. Ele me aconselhou a conversar com as pessoas primeiro, pessoas que entendessem do assunto. Ele concordou que o preço estava alto e que não sabia se valeria a pena consertar. Aí por acaso me apareceu um cara no dia seguinte no ambulatorio de Dermato, e por acaso era tecnico de informatica, e por acaso ao tocar no assunto que meu laptop deu problema ele por acaso já adivinhou qual era e qual era o modelo do laptop. Coincidencias?
Entrei em contato com a empresa que ele me recomendou em São Paulo. Uns dias depois veio a resposta e não me alegrou nada. 550 reais para arrumar; 100 a menos que aqui. Só o transtorno de correr atrás da empresa em São Paulo já não compensava o trabalho (essa assistencia que mandei aqui, a MN Notebooks, é muito perto da minha casa...). Fora que também não davam melhores garantias que funcionasse, e que eu estou bem longe de São Paulo.
Bem, como sou meio "desconfiado" considerei melhor essa historia de ir pra São Paulo e também já comecei a pensar sobre vender o laptop do meu pai (que está 0km, sem uso praticamente afinal ele não liga nunca), junto com o meu, e investir em um outro computador que não tivesse problemas de série. Ao mesmo tempo a Apple comecou a vender laptops aqui no Brasil (!!!) e um macbook que antes custava 6000 reais passou a custar 3 mil! (!!!) Olhei o site das americanas e babei em cima daquele sonho de consumo. Ele estava praticamente pelo preco que ele custa nos EUA (1100 USD), e a taxa estava bem menor...
Sei que já estava há quase 1 mês sem computador, e enquanto isso reativei um Duron 1.2GHz velho aqui de casa com mais 512 de RAM até que eu "pensasse" o suficiente. Sei que então achei um site que explicava exatamente tudo sobre esse problema. Aqui está. Quem tem um laptop da série DV2000 ou DV6000 que por favor não deixe de ler as infelizes notícias que esse forum traz. Ainda mais se vc comprou, como eu, seu laptop fora ou foi importado por alguma empresa. Isso porque a HP do Brasil não fornece garantia e caso haja quaisquer problema no seu laptop aqui eles não querem nem saber se está escrito ou se vocês lêem no manual o telefone da HP do Brasil, ou se tem garantia extendida a todos os países. A única empresa que realmente fornece garantia mundial é a APPLE e denovo venho aqui dizer: Apple não é só firula e style, é garantia e qualidade também. Meu próximo laptop VAI SER APPLE e não quero saber. Ou ASUS. Asus não estraga nunca, é que nem Sony. Mas mais barato.
Então resolvi arrumar meu laptop, com raiva, indignado, por ter que gastar um dinheiro que eu não tinha (meu pai pagou) e que poderia ser usado na minha viagem de Setembro para os EUA para comprar um Wii ou um EEEPC. Mas ao menos por outro lado o conserto ficou perfeito. Em uma semana me devolveram meu laptop em condicoes melhores que estava (hehe eu digo isso porque veio mais limpinho :P). E acima de tudo atualizaram a BIOS, o que fez com que ele não esquentasse mais como andava esquentando. É claro que agora vou instalar um monitor de temperatura, vou ficar de olho se ele está aquecendo demais, etc.
Agora eu imagino o que teria acontecido se ano passado, quando eu estava indo pra NYC eu tivesse parado um pouquinho pra pensar e DEVOLVIDO ESSE LAPTOP e COMPRADO UM TOSHIBA DE 13.3" QUE ESTAVA EM LIQUIDAÇÃO. :/ Será que teria algum tipo de problema? Será que é o destino?
Mas vou dizer.. esses problemas parece que vêm em salvas... Meu cachorro foi mordido por outros, rasgou a barriga, eviscerou tripas, teve que ser submetido a cirurgia coitado. O bom lado disso é que custou menos do que a manutencao do meu laptop, e ao menos salvou a vida do cachorro. Por pouco não pega a artéria femoral dele, e não pegou cordões espermáticos então podemos ter ainda totózinhos. Mas foi por pouco.
Além disso, bateram no meu carro (que também é do meu irmão e no momento estava com ele), e só segunda-feira irão chapear. O que foi bom foi que meu irmão é esperto e conseguiu localizar o espertinho que FUGIU após amassar todo porta-malas do meu carro! Além de filho da puta é burro, pois dirigia bêbado. Não teve má indole - e nem meu irmão pois podia ter ligado para a polícia e denunciado a placa dizendo que o cara estava embriagado. Ia pro xilindró com certeza...
O melhor de tudo é que no fim tudo acabou bem... Eu com meu laptop, meu cachorro em casa com alguns pontos e o carro pra chapeação segunda-feira. Espero que seja o fim dessa "maré" de azar que de vez em quando assola a gente... Ainda bem que em questões über mein Hertz, es ist sehr gesund. Estou bem tranquilo e feliz :) Isso que importa. Espero que dia 12 seja perfeito.
terça-feira, 3 de junho de 2008
Assinar:
Comentários (Atom)